Google+

MICROONDAS: PEQUENOS SEGREDOS, GRANDES RESULTADOS

Dicas para iniciantes na cozinha.

 MICROONDAS: Pequenos segredos, grandes resultados.

Estas dicas foram colecionadas de livros e revistas. Achei importante postá-las aqui para ajudar aos que estiverem começando a usar um microondas. Sempre que encontrar uma dica nova acrescentarei a esta postagem.

1 - Bolos
O bolo preparado no micro-ondas é mais leve, mais úmido, e cresce mais. O tempo de cozimento é menor que no forno convencional. Mas deve ser consumido no mesmo dia, pois resseca rapidamente.
  • Ao adaptar uma receita para o micro-ondas , diminua a quantidade de leite e de açúcar;
  • Forre o refratário com papel-manteiga e cubra-o depois;
  • Evite que a massa transborde: encha o refratário só até a metade;
  • Desligue o forno um pouco antes, para que o bolo termine de assar no tempo de descanso. Teste o cozimento com um palito;
  • Para deixar o bolo mais leve, espere esfriar antes de desenformar;
  • Quando usar mistura preparada para bolos, susbstitua a manteiga por óleo e diminua um pouco a quantidade de líquido pedida na receita. Asse na potência alta, de 8 a 10 minutos. Para dar cor, unte o refratário com manteiga e polvilhe com bolacha esfarelada, farinha de rosca, chocolate granulado, coco ralado ou geléia antes de levar o bolo ao forno.
2 - Pães
Os melhores pães feitos no microondas são os que levam fermento em pó.
  • A massa pode ser posta a fermentar diretamente no micro-ondas: cada 1/2 kg necessita de 4 minutos na potência baixa ou na potência de descongelamento. Deixe descansar 10 minutos no próprio forno, ligue por mais 2 minutos e descanse outros 10 minutos.
  • Para aquecer croissants, embrulhe-os em papel absorvente e leve-os por 20 segundos ao microondas na potência alta.
3 - Outras Massas
  • Quando resolver assar biscoitos no micro-ondas , prefira as receitas que levam pouca gordura ou manteiga, pois assam melhor - ao contrário de sequilhos e polvilhos;
  • As tortas ficam ótimas se não pedirem fermento biológico. Asse-as antes de colocar o recheio;
  • Pizzas - Asse antes a massa e então cubra com e molho e demais ingredientes. Leve ao forno, na potência baixa, apenas o tempo necessário para derreter o queijo - mesmo no caso de massas semiprontas.
4 - Cozimento
O cozimento adequado dos alimentos no micro-ondas requer alguns cuidados especiais, como:
  • Cobrir: ajuda a manter os alimentos úmidos e reduz o tempo de cozimento. Use tampa apropriada, ou prato plástico aderente, papel toalha (tempo curto) ou papel manteiga (tempo longo).
  • Perfurar ou picar: é necessário perfurar os alimentos que contêm películas  - por exemplo: batata, ovo, tomate, pimentão, etc. - para que o vapor formado no alimento possa sair. Se isto não for feito eles explodem!
  • Arrumar: arranje os alimentos de forma que as partes finas e delicadas ou os ossos fiquem dentro, assim, o cozimento é sempre mais uniforme.
  • Mexer: ajuda a distribuir melhor a temperatura em sopas, molhos etc.
  • Virar: especialmente as peças grandes para que o calor possa se distribuir igualmente.
  • Descansar: como o calor continua sendo conduzido até o centro do alimento, mesmo após desligar o forno deixe descansar por alguns minutos. Quanto maior a peça, maior o tempo de descanso, variando de 2 a 5 minutos e, em casos de carne suína, até 10 minutos.
Use melhor seu micro-ondas cozinhando os diferentes alimentos na potência adequada

POTÊNCIA ALIMENTOS
ALTA Leite, água, sanduiches, peixe ensopado, peito de frango, batata inteira, arroz, vegetais.
MÉDIA ALTA Todas as carnes macia, tipo roast-beef, massa assada,peixe assado, reaquecimento rápido de pratos prontos.
MÉDIA Frango inteiro, bolos, ovo pochê, lombo de porco, bisteca.
MÉDIA BAIXA Omeletes, presunto com osso, derreter margarina.
BAIXA Cozidos de carne dura, frango frito (descongelar e aquecer) sanduíches (descongelar e aquecer).


5- Verduras e Legumes mais Nutritivos
  • Verduras e legumes manterão o sabor e a cor brilhante, se você utilizar pouca quantidade de água e de margarina para efetuar o cozimento
  • Pedaços pequenos e uniformes, dipostos de forma regular no refratário, cozinham melhor e por inteiro. Mexa-os na metade do tempo de preparo ou mude os pedaços de lugar (os que estão no centro vão para as bordas e vice-versa).
  • É melhor colocar os temperos desejados quando os alimentos já estiverem cozidos - isso evita que ressequem.
  • Tanto verduras quanto legumes cozinham melhor na potência alta, e em quantidades de 500g no máximo.
  • Para refogar vegetais, coloque-os com os temperos num refratário tampado e cozinhe-os no próprio vapor.
  • Alimentos com alto teor de água, como abrobrinha e chuchu, cozinham muito depressa. Por isso, adicione pouca água.
  • Para cozinhar tomates e beterrabas, tampe o refratário parcialmente. Antes, perfure-os com garfo para que o vapor desprendido possa sair. Faça o mesmo com batatas e berinjelas.
  • Talos de brócolis e de couve-flor - por serem mais duros - devem ser dispostos nas bordas do prato. Já as florzinhas, mais macias, devem ficar no centro do recipiente refratário.
  • Ao cozinhar cenoura e vagem, coloque 1/2 xícara de água (para cada 500g de legume), em refratário tampado, na potência alta por 5 ou 6 minutos.
  • Brócolis e espinafre mantêm a cor verde brilhante se forem cozidos em sacos para micro-ondas com 2 colheres (sopa) de água. Faça o mesmo para 1/2 kg de batatas em cubos, destinadas a nhoques ou purês; cozinhe-as na potência alta por 6 a 8 minutos.
6 - Assados (carne) mais Rápidos e Saborosos
  • Calcule o tempo de cozimento de acordo com o tamanho, o peso e a espessura da carne, obedecendo à tabela de cozimento que consta no manual do seu forno micro-ondas.
  • Cozinhe a carne com a parte da gordura voltada para baixo. Cubra as partes mais finas, ossos e juntas, com papel alumínio.
  • Para evitar que ela fique dura salgue-a  pouco e deixe para completar o sal depois.
  • Coloque os pedaços de carne mais grossos voltados para a parte externa do refratário. Na metade do tempo de cozimento inverta as partes.
  • Depois de retirar a carne do forno cubr-a com papel aluminio - mesmo fora do micro-ondas ela continua a cozinhar no tempo de descanso.
  • Carnes macias, como filé mignon  e contrafilé, desidratam rapidamente. Por isso, leve-as ao forno na potência alta para obter um cozimento em pouco tempo. Se forem espessas utilize a potência média.
  • Para fazer rosbifes amarre toda a extensão da carne com barbante para deixar as fibras intactas e sem soltar sucos. Se quiser rosbifes bem passados use a potência baixa. A potência média serve para deixar a carne ao pontoe, a alta para deixá-la mal-passada.
  • Carnes duras devem ser furadas com um garfo comprido, nunca com a faca. Cozinhe-a lentamente na potência alta de 3 a 5 minutos, com a forma refratária tampada. Deixe-as de 5 a 10 minutos descansando. Verifique o cozimento e ligue o forno novamente, se necessário.
  • Se a carne tiver muito suco ou for fibrosa cozinhe-a no vapor, em sua própria água. Coloque-a num refratário coberto com filme plástico próprio para micro-ondas e faça furos para o vapor sair.
  • Asse carnes secas na grelha própria para microondas ou cozinhe-as em refratário coberto com papel manteiga. Para refogados de carne moída prefira as mais magras, temperadas a gosto e, para 500g, calcule 8 minutos na potência média.
7 - 5 Coisas Diferentes que podem ser feitas no Micro-ondas
  1.  Tostar Castanhas:
    Espalhe as castanha em uma só camada num recipiente que possa ser levado ao micro-ondas. Aqueça o microondas por 1 minuto e mexa. repita o processo até as castanhas ficarem crocantes e com cheiro característico de torrada. (de 3 a 8 minutos, dependendo do seu microondas). Você pode utilizar este processo com qualquer fruta oleaginosa. 
  2. Espuma de Leite para o Latte:
    Você não precisa investir em uma cafeteira luxuosa e cara para criar uma espuma leve para o seu café latte. Encha a metade de uma jarra pequena com leite, tampe e agite por cerca de 30 segundos, até que fique espumoso. Remova a tampa e coloque no micro-ondas por 30 segundos. Despeje o leite no café sem deixar a espuma cair, segurando com uma colher. Depois coloque a espuma por cima. 
  3. Ovo Poché:
    Prepare um almoço rápido.Quebre um ovo em uma tigela apropriada para micro-ondas  e despeje 1/3 de xícara (chá) de água e 1/2 colher (chá) de vinagre. Cubra com um prato apropriado para o micro-ondas e cozinhe por 1 minuto  a 80% da potência total. Veja como está o ovo, e continue a cozinhar , 20 segundos por vez, até que atinja o ponto de cozimento desejado.
  4. Porção Individual de Macarrão com Queijo:
    Junte a praticidade da comida pronta à satisfação de cozinhar em casa com esse jantar feito em 10 minutos. Coloque 1/2 xícara (chá) de macarrão, 1/2 xícara (chá) de água e 1/2 colher (chá) de sal numa tigela apropriada para micro-ondas. Cozinhe em alta potência por 2 minutos e mexa. Repita esta operação até que o macarrão esteja al dente, de 6 a 8 minutos . ( se necessário, adicione 2 colheres (sopa) de água, até cozinhar completamente). Coloque 1/4 de xícara (chá) de leite e 1/4 de xícara (chá) de queijo cheddar em pedaços e mexa. Cozinhe durante 30 segundos e mexa, repetindo até que o queijo derreta e forme um molho saboroso.
  5. Pipoca:
    Não é necessário comprar pipoca de micro-ondas em saquinhos, que é cara e cheia de conservantes, quando você pode fazer a sua. Coloque 1/4 de xícara (chá) de milho de pipoca em um saco de papel e dobre a parte de cima do saco, algumas vezes. Aqueça no micro-ondas por 2 a 3 minutos, ou até que a maior parte do milho tenha estourado. Retire e salpique sal e manteiga ou tempere a seu gosto.
Mais Dicas:
  • Se os ovos estiverem gelados e você quiser obterclaras em neve mais volumosas, aqueça-as no microondas em potência alta, por 5 segundos. Não ultrapasse os 5 segundos para não correr o risco dos ovos explodirem.
  • Para descongelar a margarina e batê-la com mais facilidade, leve-a ao microondas em um refratário e deixe-a por 5 segundos no modo descongelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...